PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO


Caro cursista, você já parou para pensar a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem dos seres humanos? Já percebeu o quanto esse processo envolve uma multiplicidade de fatores, tanto internos quanto externos aos sujeitos? E, ainda, o quanto o conhecimento desse processo tão complexo é fundamental à educação, uma vez que a função primeira desta é a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento humano?   Tendo como base os estudos realizados por você (TOSTA, 2010) sobre os constructos básicos da teoria piagetiana, analise as afirmativas a seguir   I - as Invariantes funcionais são processos invariáveis comuns a todos os seres humanos, determinados hereditariamente e que permanecem durante toda a vida. II -  os invariantes funcionais, segundo o biólogo, em desenvolvimento/funcionamento geram as estruturas cognitivas no indivíduo. III - o desenvolvimento intelectual foi explicado por Piaget como um processo de adaptação dos processos biológicos ao meio físico. IV - o desenvolvimento intelectual foi explicado por ele como um processo de desenvolvimento das atividades socioculturais. Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

II e III apenas.
II e IV apenas.                               
I, II e III apenas
I, III e IV apenas.
I e II apenas.
De acordo com a teoria psicanalítica (SILVA, p. 202-212, 2017), no desenvolvimento psicossexual da criança e do adolescente, diferentes regiões do corpo se convertem em fontes de prazer. Assim, cada fase recebe um nome, tendo em vista a concentração da libido (fonte de prazer e satisfação), durante o desenvolvimento. Como sabemos as idades são parâmetros de referência desse desenvolvimento. Neste sentido, podemos afirmar que: I – na Fase Oral a libido se concentra na boca, nos lábios e na língua. II – na Fase Anal a libido se concentra na região anal. III – na Fase Fálica a libido se concentra nos órgãos genitais. IV – na Latência a libido é direcionada para atividades culturais. V – na Fase Genital a libido se concentra no “outro”, seu objeto de amor e de desejo. Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

I, III, IV e V apenas
I, III e II apenas
I, II, III e V apenas
I, II, III, IV e V.        
I, IV e V apenas.
A criança, ao longo da vida, passa por grandes transformações físicas, emocionais, sociais e culturais. “Estas transformações se manifestam em mudanças no comportamento, na cognição, na afetividade, na personalidade e nas relações interpessoais. O conjunto destas tranformações caracteriza diferentes níveis de comportamento e da atividade mental do indivíduo, pois, em cada etapa do seu desenvolvimento, oindivíduo estabelece diferentes padrões de comportamento e de atividade mental.” (HANDAM apud SILVA; DAHER, 2017 p.  151). Porque é importante que o professor conheça bem as transformações que as crianças passam e como elas se manifestam?   Assinale a única alternativa correta:

Conhecer a criança e saber como se processa o seu desenvolvimento ajudará o professor na avaliação, ele, depois, poderá cobrar nas provas de acordo com o desenvolvimento geral da turma;  
Conhecer a criança e saber como se processa o seu desenvolvimento ajudará o professor para separar as crianças em grupos de alunos mais adiantados, alunos médios e alunos mais atrasados;  
Conhecer a criança e saber como se processa o seu desenvolvimento é muito importante, porque o professor precisa prestar contas, à direção da escola, sobre cada criança e sua fase de desenvolvimento;  
Conhecer a criança e saber como se processa o seu desenvolvimento e suas manifestações permitirá que o professor planeje aulas adequadas e desafiadoras contribuindo com sua aprendizagem;  
Conhecer a criança e saber como se processa o seu desenvolvimento é importante para saber qual criança é mais inteligente/menos inteligente; mais apta fisicamente/menos apta fisicamente;  
“Essa ciência chamada Psicologia do Desenvolvimento vem dedicando-se, por meio de pesquisas, a contribuir para a compreensão do desenvolvimento psicológico humano em seus diferentes momentos, ou seja, da sua concepção até a velhice” (SILVA; DAHER, p. 153, 2017). O conhecimento dessa ciência ajudará o professor em sala de aula. PORQUE Através dela o professor poderá entender as diferentes possibilidades e limitações apresentadas pela criança em cada faixa etária. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa e, a segunda, uma proposição verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas.
Estudando Wallon e a pessoa completa, vimos que, esse autor “propõe o estudo da pessoa completa, tanto em relação a seu caráter cognitivo quanto ao caráter afetivo e motor, pois para ele, a cognição é importante, mas não mais importante que a afetividade ou a motricidade. ” (EMANUEL, p. 116, 2017). Nesta direção, podemos afirmar que I – para esse autor, o homem é o produto das influências sociais e fisiológicas. II – para esse autor, o potencial psíquico do ser humano depende notadamente do contexto social e cultural. III - para esse autor, o homem é o produto das influências biológicas.  IV – para esse autor, o potencial psíquico do ser humano não depende do contexto social e cultural. Estão CORRETAS as afirmativas contempladas em:

I, III e IV apenas.
I e II apenas.
I, II e III apenas
II e III apenas.
II e IV apenas.
Sobre os estágios de desenvolvimento segundo Wallon, complete o que se pede. Segundo Wallon, este estágio: _______________ocorre no primeiro ano de vida. A predominância da afetividade orienta as primeiras reações do bebê às pessoas, às quais intermediam sua relação com o mundo físico. A emoção é o instrumento dominante na interação da criança com o mundo. A afetividade se nutre pelo olhar, contato físico, posturas, gestos. ” (EMANUEL, p. 122, 2017)   O termo que completa corretamente a citação é:  

predominância funcional
impulsivo-emocional
personalismo
categorial
sensório-motor e projetivo
Leia a citação com atenção e complete o que se pede. Estas são, segundo Tosta (2017), as três mudanças essenciais da atividade consciente do homem, promovidas pela _______________, na perspectiva Vygotskyana.   A condição de lidar com os objetos do mundo exterior, inclusive em sua ausência, ou seja, pela palavra, que é um símbolo, o homem torna presente o ausente; A criação dos processos de abstração e generalização por meio da criação dos nomes para os objetos. Nomes que além de identificarem o objeto criam funções para eles, assim uma cadeira independente do material que é confeccionada, pedra, madeira, aço, couro, tem a mesma função; E finalmente por possibilitar aos homens o trabalho de análise e classificação dos objetos, a linguagem mais do que meio de comunicação, insere o homem na possibilidade da abstração. (TOSTA, p. 82, 2017)   A palavra que completa corretamente a frase é:

apropriação
assimilação
criatividade
necessidade
linguagem
Nos estudos dos conceitos da psicoterapia para a aprendizagem, vimos que, “na escola as dificuldades de aprendizagem e conduta, o desinteresse pela aprendizagem são muitas vezes, causado pela incongruência vivida pelo aluno e reforçado pelo ambiente escolar, que é tradicional e tem como referência o conteúdo a ser aprendido e não a pessoa e a subjetividade de quem aprendem. ” (SILVA, p. 125, 2010) Neste sentido, enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, considerando alguns dos conceitos da teoria centrada na pessoa, estudados por Rogers. 1 – Congruência             ( )  É a condição de se colocar verdadeiramente no lugar do outro.   2 – Incongruência   (   )  É a aceitação da pessoa por uma outra pessoa, como ela é, sem julgar, avaliar ou criticar a priori. 3 – Aceitação positiva incondicional (   ) Ocorre quando a experiência vivida pelo sujeito, por alguma razão, é simbolizada de maneira distorcida ou negada.   4 - Compreensão empática     (  ) É o estado de coerência interna e de autenticidade da pessoa na aceitação de seus sentimentos, atitudes e experiências.                            Assinale a alternativa correta:

1, 3, 2, 4
4, 3, 2, 1
2, 3, 4, 1
1, 2, 3, 4
2, 1, 4, 3
Nos estudos sobre Skinner, vimos que, esse psicólogo, “nomeou o estímulo reforçador por REFORÇO. Ele classificou os reforços presentes na relação do indivíduo com as estimulações do meio em vários tipos, dentre eles, estímulo positivo e negativo.  (ZAFRA; VIEIRA, p. 85, 2010)   Observe o exemplo a seguir:   Quando atendemos aos desejos de uma criança que faz birra, estamos fortalecendo o seu comportamento de fazer birra, pelas consequências que ele gera. No caso, a birra gera o atendimento da criança. Logo ela usará desse comportamento na manipulação do adulto para conseguir seus objetivos.  (COUTINHO; MOREIRA apud ZAFRA; VIEIRA, p. 88, 2010)   Esta situação cotidiana é um exemplo de: I - reforço positivo, pois aumenta a força da contingência (conexão) entre resposta-estímulo. II - reforço negativo, pois fortalece o comportamento pela remoção de um estímulo aversivo. III - reforço neutro, pois a situação é neutra, o comportamento não apresenta nem estímulos e nem respostas. É correto o que se afirma em:

I apenas
I e II
I e III 
II e III
I, II e III
Nos estudos sobre o comportamento operante (ZAFRA; VIEIRA, p. 84, 2010), vimos que o mais importante dos behavioristas [comportamentalista], que sucedeu a Watson, foi Skinner.  O ponto de partida de seus estudos foi a teoria dos “reflexos condicionados”, elaborada pelo fisiologista russo Pavlov (1884-1936). Nesta direção, analise as afirmativas e assinale “V” para as afirmativas consideradas verdadeiras e “F” para as falsas. ( )  Skinner foi um grande defensor da posição ambientalista. ( )  Skinner foi um eminente psicólogo contemporâneo. ( )  Skinner foi um grande defensor da posição inatista. ( )  Skinner se transformou no psicólogo mais famoso desde Sigmund Freud. A sequência correta é:  

V V F V
V V V V 
V F F F 
V V V F 
F F F V